Assembleia Geral ONU - 9ANO

 A Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) é composta por 193 Estados-membros da Organização, que se reúnem para discutir diversos assuntos, incluindo questões de orçamento, desarmamento, cooperação internacional, entre outros. Na Assembleia Geral todos países membros tem representação igualitária, ou seja, todos têm direito a um voto. As resoluções votadas e aprovadas na Assembleia funcionam como recomendações e não são obrigatórias.

 

 

 Principais funções

 
• Discutir e fazer recomendações sobre todos os assuntos em pauta na ONU;
• Discutir questões ligadas a conflitos militares – com exceção daqueles na pauta do Conselho de Segurança;
• Discutir formas e meios para melhorar as condições de vida das crianças, dos jovens e das mulheres;
• Discutir assuntos ligados ao desenvolvimento sustentável, meio ambiente e direitos humanos;
• Decidir as contribuições dos Estados-Membros e como estas contribuições devem ser gastas;
• Eleger os novos Secretários-Gerais da Organização.

A primeira sessão da Assembleia Geral ocorreu em 10 de janeiro de 1946, em Londres, e contou com representantes de 51 nações, em sua maior parte países desenvolvidos. Após alguns anos com sessões em cidades diferentes, em 1952 ela se mudou para a sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Em reunião anual, que ocorre entre os meses de setembro e dezembro, os 193 Estados-membros das Nações Unidas estão representados no órgão plenário e no debate geral, momento em que muitos chefes de governo e de Estado discursam. A presença de todos os Estados-membros torna a Assembleia Geral o único órgão da ONU com representação universal e igualitária, visto que cada país, independentemente de sua importância geopolítica, tem direito a um voto nos tópicos discutidos.

 

Postagens mais visitadas deste blog

Floresta Temperada - 8 ANO

Projeções cartográficas: como o globo se transforma em mapas planos - 6ºANO

O que é especulação imobiliária?