A Antiga Ordem Mundial - 9ANO

O Muro de Berlim foi um dos marcos da “velha ordem mundial”, período em que predominava uma ordem bipolar, em um mundo caracterizado pela divisão de poder e influência entre Estados Unidos e União Soviética. Em contrapartida, a derrubada desse muro, em 1989, simbolizou o fim desse período e o início do que se convencionou chamar “nova ordem mundial”.


Para compreendermos essas alterações e analisarmos a situação geopolítica mundial, é necessário que
tratemos da evolução do processo histórico e dos numerosos e importantes acontecimentos que resultaram no mundo atual.

No início do século XX, os países ocidentais tinham realizado uma ampla aliança, iniciada no século
anterior, dividindo o poder entre as diversas potências europeias. Os países europeus consolidaram sua
presença na África e na Ásia, expandindo seus impérios coloniais por meio de um acordo mútuo entre as diversas nações e estabelecendo um pacto multipolar de poder.


A decadência desse mundo multipolar, sob a influência de muitos países, tem a unificação alemã, ocorrida em 1871, como um de seus fatores. Ao se unificar, a Alemanha transformou-se em um dos mais fortes países europeus, dando início a um processo acelerado de industrialização e entrando na disputa pelas colônias africanas e asiáticas. A unificação alemã aglutinou os Estados germânicos, formando uma das maiores potências europeias. O resultado foi um desequilíbrio de forças que redundou na Primeira Guerra Mundial.

A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre os anos de 1914 e 1918. Foi um evento brutal em que, pela primeira vez, os exércitos se enfrentaram usando estratégias consideradas modernas à época, com o uso de trincheiras e de equipamentos sofisticados, como o avião e os tanques de guerra.
O conflito não restabeleceu o equilíbrio de forças entre os países. Terminou com a Alemanha derrotada e humilhada. 

Os alemães, contudo, reorganizaram-se, iniciando um novo processo de ascensão. Essa reorganização foi marcada pelo fortalecimento do nazismo, que caracterizou uma tentativa alemã de retomar o impulso expansionista interrompido na Primeira Guerra Mundial. A retomada dos projetos alemães
consistiu em um fator preponderante para a Segunda Guerra Mundial, que ocorreu de 1939 a 1945. Essas duas guerras puseram fim ao sistema multipolar europeu.

A principal consequência das duas guerras mundiais foi modificar o papel da Europa no cenário mundial. O continente europeu, até então centro gerador do poder mundial, começou a decair na geopolítica internacional. Emergiram, então, duas potências vitoriosas da Segunda Guerra Mundial: os Estados Unidos, na liderança dos países capitalistas, e a União Soviética, potência líder dos países socialistas. Essas novas forças deram origem ao que se convencionou chamar de ordem bipolar, ou seja, dois polos opostos cujas lideranças aglutinaram, sob sua esfera de influência, muitos países durante quase toda a segunda metade do século XX.
Para compreendermos como Estados Unidos e União Soviética se tornaram tão poderosos, analisaremos os resultados obtidos após o término da Segunda Guerra Mundial.


Postagens mais visitadas deste blog

Floresta Temperada - 8 ANO

Projeções cartográficas: como o globo se transforma em mapas planos - 6ºANO

O que é especulação imobiliária?