Agronegócio - 7ANO

O agronegócio – eventualmente denominado por agribusiness – é um termo utilizado para fazer referência ao contexto socioespacial da produção agropecuária.

Ele diz respeito a todas as atividades econômicas que se relacionam com a produção e comercialização de produtos agrícolas. Constituindo um mercado amplo e bastante presente no dia a dia das pessoas, seu impacto atinge diversos segmentos de mercado.

 
 

A cadeia produtiva do agronegócio

Ao pensar sobre o que é agronegócio, é comum associar sua produção somente ao cenário rural, mas sua cadeia de produção abarca diversos tipos de produtos e movimenta vários perfis de empresas.

Entre esses negócios e empresas, podemos citar o ramo de defensivos agrícolas, como adubos e isolantes de pragas, fabricantes de equipamentos e implementos agrícolas, produtoras de rações, desenvolvedores de sementes, frigoríficos, distribuidores e exportadores.

Quando falamos de cadeia produtiva, nos referimos à jornada que um produto percorre, desde sua concepção até a chegada ao consumidor final. Dessa forma, a logística do agronegócio tem o papel de ligar cada etapa à próxima, para que o processo cumpra seu objetivo.

Ao contrário do que muitos imaginam, o agronegócio não está somente relacionado com o campo, ele espacializa-se também no meio urbano, sendo um dos vetores de promoção da subordinação das atividades rurais à dinâmica das cidades. Isso ocorre porque, à medida que o agribusiness moderniza-se, mais ele torna-se dependente de atuações industriais e produtivas advindas das cidades.

 

As etapas do agronegócio

Ao discutirmos o que é agronegócio, podemos observar que suas operações são divididas, respondendo à produção, transporte, distribuição, marketing, venda, etc. Pensando nisso, o agronegócio pode ser dividido em três seções.

A primeira, chamada de “pré-porteira”, representa o fornecimento de insumos para a produção rural, que vão desde fertilizantes, defensivos, semeadora  e colhedora , além de suporte financeiro.

A segunda seção é conhecida como “dentro da porteira” e é composta principalmente por produtores rurais de pequeno, médio e grande porte. Pode ser constituída de pessoas físicas ou jurídicas; tanto por autônomos e empresas familiares quanto por cooperativas e associações.

O terceiro recorte, denominado de “pós-porteira”, concentra os processos de compra, transporte, beneficiamento e venda de tudo o que é produzido, chegando ao consumidor final. 

 


Exemplos de agentes de pós-porteira podem ser:

  • Indústria frigorífica;
  • Indústria da moda (têxtil e calçados);
  • Atacadistas distribuidores;
  • Publicidade e marketing,
  • Supermercados. 

Ao discutirmos sobre como funciona o agronegócio, é comum citarmos alguns termos específicos ou que tenham definições especiais dentro do segmento. A seguir, vamos explicar melhor o que cada um deles significa. Confira!

O que são insumos agrícolas?

Um insumo agrícola nada mais é do que a junção do que é necessário para que os processos de fato aconteçam. Pode ser direto, como matérias-primas, ou indireto, como a mão-de-obra e investimento de capital. Os insumos do agronegócio englobam, por exemplo:

  • Sementes;
  • Adubo;
  • Defensivos;
  • Máquinas;
  • Combustível, 
  • Ração

O que a distribuição e o cliente final significam no agronegócio?

A distribuição do agronegócio diz respeito ao processamento, carregamento, transporte e distribuição dos produtos produzidos pela agropecuária. Durante o processo, podem passar por intermediários ou chegar diretamente ao cliente final.

 

O cliente, por sua vez, é aquele que consome os itens produzidos pela indústria do agronegócio, seja em forma de alimento, na decoração de ambientes e reflorestamento ou em suas roupas. Ele pode escolher como os recebe, independentemente de serem itens mais naturais ou processados.

As profissões presentes no agronegócio

Até aqui, você já pôde perceber que o funcionamento do agronegócio se dá por etapas. Nessa engrenagem, cada agente depende de seu antecessor e sucessor, e todos dependem entre si para que o negócio funcione de maneira geral.

O setor agro, portanto, conta com diversas profissões e especialidades em seu ciclo produtivo, como técnicos, engenheiros de agronomia, veterinários, químicos e biólogos. Mas não para por aí, sendo que os campos de conhecimento ainda podem agregar:

  • Estudos geográficos e geológicos;
  • Ciência e tecnologia de alimentos;
  • Ciência e tecnologia de laticínios;
  • Engenharia ambiental e de biossistemas;
  • Engenharia hídrica,
  • Zootecnia.
 

Também não podemos deixar de lado outros segmentos fundamentais para o sucesso do agronegócio, como o financeiro, por meio de bancos e instituições que possibilitam a obtenção de crédito e contratação de seguro, e a indústria automotiva, com produtores de maquinários agrícolas como tratores e escavadeiras, por exemplo.

Principais destaques do agronegócio

A grande variedade de setores presentes no funcionamento do agronegócio mostra como ele é responsável por movimentar grande parte da economia e gerar uma enorme quantidade de empregos.

Mas quais são os produtos de maior expressão dentro da atividade agropecuária? Falaremos sobre alguns deles a seguir:

Produção de alimentos

A produção de alimentos na agricultura está bastante ligada aos grãos, cereais e hortaliças, mas também tem um forte envolvimento com carne bovina, aviária e suína (e até de peixes). Nesse processo, também entram usinas de beneficiamento de leite, óleo e rações.

Produção de biocombustíveis

Essa parte do agronegócio é responsável pelo plantio e cultivo de matérias orgânicas que podem se transformar em fontes de energia renováveis, como o etanol (obtido por meio da cana-de-açúcar e do milho) e o biodiesel (advindo de óleos vegetais e gorduras animais). Esses materiais podem ser transformados em combustíveis orgânicos e mais limpos.

Produção têxtil

A produção têxtil é caracterizada pela transformação de produtos agropecuários em itens de vestuários, não somente para roupas, mas também para a casa, como itens de cama, mesa e banho, e decoração. Esses produtos podem ter origem no couro, algodão, seda, linho, lã e madeira, por exemplo.

Segundo a Revista Exame, outros segmentos de maior expressão encontrados no agronegócio brasileiro participam na produção de café, leite e derivados, madeira e celulose, revenda de máquinas, óleos, farinhas e conservas, adubos e defensivos.

O agronegócio só tem a ganhar com a tecnologia!

O uso da tecnologia está em constante expansão dentro de todos os segmentos do mercado, e com o agronegócio não é diferente. Com a implementação da agricultura de precisão, as empresas de agronegócio estão cada vez mais modernizadas, produtivas e minimizando desperdícios. 

Ao longo deste conteúdo, explicamos o que é agronegócio, mostrando sua cadeia produtiva e detalhando as etapas percorridas para o sucesso desse setor. Mostramos, também, como os mais variados campos do conhecimento trabalham juntos no processo, e os principais itens produzidos.




Fonte:

https://www.totvs.com/blog/gestao-agricola/o-que-e-agronegocio/

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-agronegocio.htm

Postagens mais visitadas deste blog

Floresta Temperada - 8 ANO

Projeções cartográficas: como o globo se transforma em mapas planos - 6ºANO

O que é especulação imobiliária?