A Europa Ocidental - 9ANO
A Europa Ocidental compreende desde a Península Ibérica, onde se situam
Portugal e Espanha, até as fronteiras orientais da Alemanha, Áustria e Itália.
Foi delimitada com base em critérios políticos e abrange também os países
escandinavos: Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia; as ilhas britânicas:
Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e Irlanda; e a Islândia.
Devido essa delimitação, a Europa Ocidental engloba nações de origem latina,
saxônica e germânica.
Essa região apresenta os melhores índices de desenvolvimento humano (IDHs) do continente, apesar de existirem disparidades dentro dela. Entre os dez países com maior IDH do mundo, principal indicador de qualidade de vida, cinco estão localizados na Europa Ocidental: Noruega, Suíça, Holanda, Alemanha e Dinamarca.
Dinamarca |
Os países da região apresentam populações majoritariamente urbanas e o número de aglomerados urbanos é alto, embora a maioria represente cidades pequenas em áreas rurais, que são características marcantes da paisagem do continente europeu, tanto na Europa Ocidental como na Europa Oriental.
No entanto, na Europa Ocidental também estão alguns dos principais centros urbanos
do mundo sob o ponto de vista econômico e cultural – cidades como Londres
(Inglaterra), Paris (França) e Frankfurt (Alemanha), entre outras, que
funcionam como polos econômicos e financeiros.
Frankfurt - Alemanha |
Nessas cidades estão localizadas sedes administrativas de empresas multinacionais, bolsas de valores de grande importância, universidades que representam algumas das melhores instituições de ensino do mundo, além de destacados pontos turísticos e enormes aeroportos, ou hubs aéreos, que servem de ponto de entrada para todo o continente.
Mar Mediterrâneo |
Em função da extensão
latitudinal, a Europa Ocidental apresenta um evidente contraste entre os tipos
de clima predominante, com a ocorrência de áreas de clima mediterrâneo e altas
temperaturas na costa do Mar Mediterrâneo e áreas de clima frio e polar na
porção mais setentrional da região, na Finlândia, na Noruega, e na Suécia.
Suécia |
Na maior parte da Europa Ocidental, no entanto, predomina o clima temperado, com invernos frios e verões amenos, sendo que em áreas de altitude, como nos Alpes, o clima dominante é o frio de montanha.
No litoral do Atlântico Norte, no entanto, a corrente quente do Golfo proporciona um clima mais ameno do que no interior do continente, onde os invernos são mais rigorosos.
Nessas áreas, grandes nevascas ocorrem com frequência durante os meses mais frios do ano, muitas vezes bloqueando estradas.
Um dos marcos geográficos mais importantes da Europa Ocidental são os Alpes, a maior cadeia de montanhas do continente, formada pelo choque entre duas placas tectônicas e que atravessa a região, traçando um arco de aproximadamente 1.200 km, do Golfo de Gênova, na Itália, até Viena, na Áustria.
Alpes - Suiça |
Em áreas de maior altitude, os Alpes apresentam montes cobertos de neve durante todo o ano e abrangem a maior parte do território de alguns países, como a Suíça e a Áustria. Os Alpes, assim como outras grandes cadeias de montanhas, são fonte de inúmeros rios que abastecem importantes bacias hidrográficas. Os rios principais da região integram importantes vias de navegação e transporte de pessoas e mercadorias, dentre os quais podemos citar o Reno, o Sena, o Loire, entre outros.