Projeções cartográficas

COM VOCÊS, AS FAMOSAS PROJEÇÕES!


Você já prestou atenção no símbolo da ONU (Organização das Nações Unidas)? É um mapa do globo terrestre diferente do que a gente vê normalmente: tem o Pólo Norte no centro e em volta os continentes e oceanos. Essa é a Projeção de Lambert.

Trata-se de uma projeção azimutal. O nome é estranho, mas não é tão complicado de entender como parece. Basta você imaginar uma folha de papel plana, que toca o globo terrestre em apenas um ponto.

Sobre a folha são projetadas as coordenadas dos outros pontos do globo.Na parte central, aquela onde a folha "toca" o globo, não há distorção. O mesmo não acontece para os outros pontos, que aparecem distorcidos, "menores" em relação à parte central.


PROJEÇÃO DE MERCATOR

Criada em 1569 por um cartógrafo e matemático belga, por muito tempo foi a projeção mais utilizada. Facilitou a vida dos navegantes, que podiam atravessar os mares e explorar novas terras seguindo a orientação das coordenadas geográficas do mapa.

Utiliza a projeção cilíndrica, que é como se um cilindro de papel fosse colocado em volta de um globo e sobre o papel refletissem as coordenadas.

Só tem um "probleminha": essa projeção apresenta grandes distorções. Veja este exemplo: como aparece na Projeção de Mercator, a ilha da Groenlândia está duas vezes maior do que a América do Sul, quando na verdade é a América do Sul que é oito vezes mais extensa que a Groenlândia! Sentiu a diferença?

A Projeção de Mercator adota uma perspectiva eurocêntrica (a Europa como centro do mundo). O continente europeu aparece numa posição de destaque no mapa, bem maior do que seu tamanho real.

Essa projeção, portanto, tem tudo a ver com a época _ e o lugar _ em que foi criada, quando a Europa expandia seu território por meio das navegações, conquistando novas terras e dominando a economia do planeta.





PROJEÇÃO DE MOLLWEIDE

Elaborada no século passado, também adota a projeção cilíndrica, mas apresenta menos distorções que a de Mercator. Por isso está sendo cada vez mais utilizada.

Se você tem um atlas atual, provavelmente o mapa-múndi segue a Projeção de Mollweide. Dê uma olhada!



 PROJEÇÃO DE ALBERS

Para entender essa projeção basta pensar num sorvete de casquinha. A bola de sorvete é o globo terrestre. Em torno dele, imagine uma folha de papel em forma de cone, que seria a casquinha do sorvete. Eis então a projeção cônica de Albers.

Como todas as projeções, também tem suas distorções. Na linha em que a folha toca o globo _ou a casquinha toca a bola de sorvete _ não há distorção. Mas à medida que os pontos se afastam dessa linha ficam cada vez mais distorcidos.


 PROJEÇÃO DE PETERS


É um mapa engraçado: parece que os países foram esticados como se fossem de borracha!

Criada em 1952 por um historiador alemão, essa projeção foi publicada pela primeira vez somente em 1973.

Nesse mapa, que também segue uma projeção cilíndrica, regiões como a América do Sul, África e Oceania apresentam uma área maior do que nas outras projeções. Sabe por quê? Porque muita gente acha que a maior parte das projeções dão um jeitinho para colocar com mais destaque a Europa e os Estados Unidos _ justamente a área mais rica e poderosa do planeta...

 

Postagens mais visitadas deste blog

Floresta Temperada - 8 ANO

Projeções cartográficas: como o globo se transforma em mapas planos - 6ºANO

O que é especulação imobiliária?