Horário de Verão - 7 ANO
Sério? Mas por que isso? – Na realidade, quando se aproxima o verão
no hemisfério Sul, os dias no Brasil, nos estados mais ao Sul, ficam
mais longos. Pensando na possibilidade de se aproveitar mais a luz natural do Sol, adianta-se o relógio em uma hora no intuito de fazer com que, no horário de pico do consumo de energia elétrica que se dá entre 18h e 21h, haja ainda insolação e, portanto, diminui o consumo de energia.
Desde 2008 que há data marcada pro Horário de Verão começar e terminar no Brasil. Inicia-se no terceiro domingo do mês de outubro quando se deve adiantar em uma hora os relógios e termina no terceiro domingo de fevereiro (exceção feita se o domingo de carnaval coincidir com essa data) quando se deve atrasar os relógios em uma hora.
É bom que se diga que o horário de verão não é uma invenção
brasileira. A ideia de aproveitamento maior da luz solar data do século
XVIII, criada pelo inventor Benjamin Franklin, na Inglaterra. No
entanto, foi a Alemanha, em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial que adotou pela primeira vez de modo oficial o horário de verão num esforço de guerra para diminuir o consumo de carvão mineral usado para gerar energia elétrica.
No Brasil, a primeira vez que adotou-se o horário de verão foi em 1931. Desde então, entre idas e vindas, o horário de verão vem sendo uma prática anual desde 1985. Anualmente, são divulgados percentuais de economia no consumo de energia elétrica gerada pela medida.
Os estados brasileiros que o adotam também se modificaram bastante ao longo dos anos. Desde 2013, todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste adotam o horário de verão.
O Mapa do Horário de verão – Brasil
Fonte: http://www.r7.com/r7/media/2013/20131014-HorarioVerao/20131014-HorarioVerao.jpg |