As unidades federativas do Brasil - 7 ANO
As unidades federativas são entidades político-administrativas e territoriais vinculadas ao Estado Nacional − no caso brasileiro, à República Federativa. Elas possuem autonomia no que diz respeito à eleição de seus governantes, à criação de determinadas leis e à cobrança de impostos.
Atualmente, o Estado brasileiro é composto por 27 unidades federativas: 26 estados e o Distrito Federal, onde se localiza Brasília, a capital do país.
O estado é composto por diversos municípios. Todos os estados possuem um governador e uma assembleia legislativa que são responsáveis por gerir e regular as políticas dentro de seu território. Atualmente, existe no Brasil uma série de projetos voltados para a criação de novos estados e territórios federais. Em 2003, foi criada a Frente Parlamentar para a Criação de Novos Estados e Territórios, vinculada à Câmara dos Deputados, com o objetivo de facilitar esse processo.
O mais famoso desses projetos é o da divisão do estado do Pará, que se dividiria em três, conforme
mostra o mapa ao lado.
O mapa ao lado mostra que, apesar de o projeto defender a manutenção de um estado chamado
Pará com Belém como capital, seriam criados mais dois estados: Tapajós e Carajás. O projeto de divisão do Pará foi votado pela população do estado em dezembro de 2011 e não foi aprovado.
Os defensores desse projeto argumentam que o tamanho do estado prejudica sua administração,
principalmente no caso dos municípios mais distantes da capital, os quais, segundo eles, recebem menos investimentos do governo estadual. Por outro lado, seus opositores afirmam que a criação de novos estados é economicamente inviável, por representar uma série de novos gastos ao governo federal.