Asia: Atividade Religião

Conflitos étnicos e religiosos na Ásia

você aprendeu sobre o continente asiático. Este continente é o maior do mundo e possui enorme diversidade na paisagem, no modo de vida, na tradição e na cultura. Além disso, ele também apresenta vasta diversidade religiosa, sendo considerado o berço das maiores religiões do mundo.

O budismo, hinduísmo, judaísmo, cristianismo e islamismo são religiões que se originaram no continente em diferentes épocas e se distribuem de maneira heterogênea por ele.

A partir dessa grande diversidade religiosa e étnica, muitos conflitos acabam ocorrendo, como aquele presente em Mianmar.  Mianmar, antiga Birmânia ou Burma, é um dos maiores países do Sudeste Asiático. Sua população é de aproximadamente 50 milhões de habitantes. A composição étnica desse país é diversificada, sendo composta por 135 grupos étnicos, dos quais os principais são: bamar ou burman (composto por mais de 60% da população), shan, karen ou kayin, rakhaing, mon, kachin, chin, kayah, chineses e indianos. A religião predominante em Mianmar é a budista (89%).

Os principais conflitos em Mianmar envolvem questões religiosas e políticas entre os budistas e os muçulmanos. Na reportagem abaixo você irá compreender um pouco mais sobre o conflito no país.

Número de mortos por conflito religioso em Mianmar chega a 112 

As autoridades de Mianmar afirmaram nesta sexta-feira que o número de mortos pela violência sectária entre budistas e  muçulmanos da etnia rohingya chegou a 112. Confrontos no oeste do país têm se intensificado durante esta semana, com o governo instituindo um toque de recolher em ao menos duas cidades.

O porta-voz do governo birmanês, Win Myaing, informou que mais de 70 pessoas ficaram feridas, entre as quais estavam ao menos dez crianças. Além disso, nos enfrentamentos entre membros das comunidades muçulmana e budista, foram incendiados mais de 2 mil edifícios, incluindo mesquitas e
templos budistas.

Em uma tentativa de evitar que aconteçam novos confrontos de intolerância, um toque de recolher foi instituído nas aldeias de origem dos confrontos, em Mrauk U e Minbya, no estado de Rakhine. O governo também enviou o Exército para a região.

O estopim da onda de violência em Mianmar, iniciada em junho, foi o homicídio de uma mulher budista, que havia sido estuprada, supostamente por três muçulmanos. Cerca de 800 mil muçulmanos da etnia rohingya vivem em Mianmar, a maioria em Rakhine, embora as autoridades do país, de maioria budista, não reconheçam sua cidadania e afirmem que eles procederam de Bangladesh.

Agora responda:


1) A chamada Ásia Ocidental constitui importante área de encontro de três continentes: a Ásia, a África e a Europa. É marcada, principalmente, pela instabilidade dos limites políticos, diversidade étnica da população e multiplicação das crenças religiosas. Três grandes religiões têm sua “Cidade Santa” na Ásia Ocidental. São elas:

2) Quais as principais religiões encontradas no continente asiático?


3)  A respeito do Islamismo, diferencie os Sunitas dos Xiitas quanto a sua história e ações políticas.

4) O sistema de castas da Índia é uma divisão social importante na sociedade Hindu, não apenas na Índia, mas no Nepal e outros países e populações de religião Hindu. A esse respeito:

A) Quanto a religião Hindu, no que acreditam seus seguidores?

B) Estabeleça relações entre essa religião e o sistema de castas.

C) Explique porque o sistema de castas dificulta a mobilidade social na Índia.

Postagens mais visitadas deste blog

Floresta Temperada - 8 ANO

Projeções cartográficas: como o globo se transforma em mapas planos - 6ºANO

O que é especulação imobiliária?