Grandes Altitudes - 8 ANO

Assim como é mais restrita a vida nas áreas geladas e nos Desertos, é possivel assegurar que, nas grandes altitudes, a vida também apresenta empecilhos.



As áreas de grande altitude dificultam a fixação humana não apenas em razão do maior relevo acidentado, mas também porque, nessas áreas, há menor quantidade de oxigênio, pois os gases tendem a se localizar em áreas mais baixas em razão de a pressão atmosférica ser maior.

Além disso, nas grandes cordilheiras, o aumento das altitudes interfere muito no clima, na adaptação e adequação das especies vegetais, na quantidade de chuvas, entre outros fatores.




Mesmo localizando-se em regiões tropicais, as cordilheiras desenvolvem biomas característicos de áreas frias. Em geral, a região do sopé da cordilheira acompanha a vegetação local, porém, como em média, a cada 200 metros, cai 1ºC, quanto maior for a altitude, menor será a temperatura, o que contribui para a presença de espécies próprias da Taiga e da Tundra nessas áreas. Apesar dessa similaridade, é possível afirmar que, mesmo com a ocorrência desses dois biomas nas áreas de montanhas, essas regiões apresentam espécies exclusivas das altitudes, não encontradas nas regiões polares.

Postagens mais visitadas deste blog

Floresta Temperada - 8 ANO

Projeções cartográficas: como o globo se transforma em mapas planos - 6ºANO

O que é especulação imobiliária?