Fuso Horario - 1 ANO

Para iniciarmos os estudos de cálculo de fusos horários, algumas regras devem ser passadas. A primeira delas é que os fusos são 24, sendo 12 a Leste do fuso GMT 0, que corresponde aquele que é cortado pelo Meridiano de Greenwich; para o sentido Oeste, temos 11 fusos. Portanto:
  • 12 – Sentido Leste
  • 0 – Cortado pelo Meridiano de Greenwich (corresponde a Hora Mundial)
  • 11 – Sentido Oeste,
No total, então, são 12 para cada lado totalizando 24 fusos horários, um para cada hora do dia.  Para efeitos de cálculo e uniformidade de representação dos fusos horários em nível mundial, os fusos localizados a Leste do Meridiano de Greenwich são precedidos do símbolo positivo (+); os que estão a Oeste do fuso GMT 0, são precedidos do símbolo negativo (-).

Os sinais  são muito importantes para a correta montagem da resolução dos problemas.

Outro aspecto importante a ser considerado é o tempo de deslocamento quando o problema inclui essa informação.
É bom lembrar que tempo de viagem, em problemas que envolvem cálculo de fusos horários sempre são somados. Quer seja ao final dos cálculos, quer seja no início da resolução.

A última dica antes de iniciar a resolução de problemas é sobre quando a soma dos fusos e/ou quando incluídas o tempo de deslocamento. Se ultrapassar o valor de 24 horas, como é a duração de um dia, passa-se para o dia seguinte e reinicia-se o cálculo a partir de 0 hora do próximo dia.

Exemplo 1: Cálculo de diferença de fusos simples (usando como referência os fusos GMT) –  Se em São Paulo (GMT -3) são 13:00, que horas serão em Londres (GMT 0)?
  • Resolução:
  • Sentido do São Paulo – Londres: Leste, logo, soma-se, então:
  • 0 (fuso de Londres) – (-3) [fuso de São Paulo]= +2.
  • Portanto, em Londres será 13:00 +4:00= 17:00.


Postagens mais visitadas deste blog

Floresta Temperada - 8 ANO

Projeções cartográficas: como o globo se transforma em mapas planos - 6ºANO

O que é especulação imobiliária?