3ANO - Corrida Armamentista

Corrida Armamentista

A corrida armamentista teve como objetivo a pesquisa e criação de armas pelos Estados Unidos e União Soviética que eram inimigos ideológicos.


O confronto que ficou conhecido como Guerra Fria ocorreu tempo como foco principal a supremacia política e ideológica dos Estados Unidos e da União Soviética, conflitantes entre si. As duas superpotências, entretanto, não tiveram uma luta aberta entre si, fazendo uso de armas e violência. Isso porque os países do mundo entraram em conflito por suas questões ideológicas conflitantes, escolhendo um ou outro lado.
Fonte: https://www.coladaweb.com/historia/corrida-armamentista

Durante a Guerra Fria, o termo “corrida armamentista” foi bastante utilizado. Isso em decorrência do grande investimento que houve, neste período, quanto ao desenvolvimento e pesquisas relacionadas às armas. Enquanto um país lançava uma nova tecnologia em armamento, dando apoio político e financeiro para aqueles que lutavam ao seu lado, o outro, logo em seguida, respondia a altura com novas tecnologias.
Com o tempo, essa atualização do arsenal de ambas superpotências acabou assumindo proporções absurdas, o que gerou para os Estados Unidos e para a União Soviética, poder armamentista suficiente para destruir um ao outro, e até mais do que isso. Foi justamente essa constante atualização bélica por parte dos dois países que ficou conhecida na história como a corrida armamentista.

Fonte: https://www.todoestudo.com.br/historia/corrida-armamentista

Contexto Histórico


O ponto inicial, segundo historiadores, desta corrida armamentista, foi o lançamento dos americanos de duas bombas atômicas em solo japonês no ano de 1945, seguido pela União Soviética que, em 1949, anunciou a conquista da tecnologia nuclear.
Foi este poder de destruição do armamento nuclear que desencadeou a “hecatombe nuclear”, que assustava a população do mundo. Acreditava-se, inclusive, que em qualquer momento que qualquer uma das partes resolvesse fazer uso de suas tecnologias armamentistas, seria posto fim à vida humana no planeta.

Foi assim que surgiu esta competição político-ideológica, que ficou conhecida como “o equilíbrio do terror”, sendo um dos elementos mais significativos na luta pelo poder que ocorreu entre os Estados Unidos e a URSS, que buscavam cada vez mais conhecimento bélico para ameaçar o inimigo com seus armamentos de destruição em massa.

A competição que durou décadas implicava ainda em estratégias de dominação, e somente terminou com a assinatura dos Tratados de Redução de Armas Estratégicas I e II, nos anos 1972 e 1993, que previam a extinção dos arsenais dos Estados Unidos e dos países que foram integrantes da ex-URSS de forma gradual. Isso ocorreu somente por ambos países detentores de tal tecnologia bélica terem consciência do caos que poderia ser causado por suas armas, além do fato de que a União Soviética estava perdendo forças, sem conseguir manter o socialismo entre seus países membros.

Referências:

Armamentos Nucleares e Guerra Fria – Claude Delmas

https://www.infoescola.com/historia/corrida-armamentista/ 

Postagens mais visitadas deste blog

Floresta Temperada - 8 ANO

Projeções cartográficas: como o globo se transforma em mapas planos - 6ºANO

O que é especulação imobiliária?