Formas de regionalizar o continente africano - 8ºANO

Existem muitas formas de  regionalizar o continente africano. Neste estudo apontamos para duas delas: a partir da localização geográfica de cada região ou a partir de traços culturais e étnicos.

Antes de prosseguir:

Observe os mapas acima:

O primeiro refere-se a atual divisão política do continente reconhecida pela ordem mundial. A segunda refere-se à divisão das diferentes etnias no continente.

Você concorda que o fato de diferentes etnias pertencerem ao mesmo país africano pode acirrar os conflitos atuais existente?

Vamos conhecer a divisão regional conhecida oficialmente pelas nações do continente e algumas de suas características.

Primeira Regionalização

I -  África Setentrional ou do Norte

Composta por  8  Estados e localizada ao norte do continente, próxima aos mares Vermelho e Mediterrâneo.

A África do Norte  apresenta duas sub-regiões: a Leste, o Machrsch, que inclui a Líbia e o Egito e se prolonga fora do Continente até a Peninsula Arábica. A Oeste, bem mais individualizada, o Magrebe (onde o sol se põe em árabe), que compreende a Tunísia,a Argeria e o Marrocos

II - África Ocidental:


* composta por 16 países independentes, onde o território do Saara Ocidental está também incluso nesse conjunto, localizado nas vizinhanças com o Oceano Atlântico. Compreende os seguintes países independentes:  Mauritânia, Gana, Togo, Benin, Burkina, Fasso; Níger ; Gâmbia ; Nigéria ; Cabo verde ; Mali, Senegal, Guiné-Bissau, Guiné, Serra Leoa, Libéria, Costa do Marfim, Gana.

III - África Central:

Localiza-se no centro do continente e compreende 10 Estados - nações. Localizados na bacia do rio Congo.

Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Congo, (Brazzaville), República Democrática do Congo (Ex- Zaire), Gabão, Guiné-Equatorial, Ruanda e São Tomé e Príncipe (Burundi e Ruanda  são, frequentemente consiferados como parte da África Oriental; prevalece aqui o carater Geopolítico de Integração regional)

IV África Oriental:

Fica nas proximidades do Oceano Índico. Em dois países da África oriental (Somália e Ruanda) ocorreram guerras civis que contribuíram para arrasar esses dois países muito pobres.

Destacam-se duas sub-regiões: A norte-Oriental, conhecida como Chifre da África e a Centro-Oriental

O Chifre da África é formado por Etiópia, Eritréia (Independente da Etiópia em 1993), Dijibuti (ex-colônia Francesa) e Somália, que foi colonizada em partes separadas, pela Itália e pela Inglaterra. O Sudão Aqui Incluído poderia ser considerado como pertencente a África do Norte, como retarguarda do Egito, que administrou o tempo colonial.

A África Centro-oriental é formada pelas ex-colônias Inglesas de Uganda, Quênia e Tanzânia (antiga Tanganica e Ilha de Zanzibar)

Obs: Alguns autores incluem Burundi e Ruanda na África Oriental.      

V - África Meridional ou Austral:

Fica na parte sul do continente e compreende 14 países. Angola; Zâmbia; Malavi; Zimbábue (antiga Rodonésia); Moçambique Botswana;  Lesoto; Suazilândia ; África do sul ; Namíbia

África do oceano índico

Também conhecida por indo-oceânica, freqüentemente agregada à Africa oriental:

Ilhas de Madagascar, Maurício, Reunião (não independente integrada a França),  Ilhas Comores e Seychelles; 

A segunda regionalização assinala a existência de dois conjuntos regionais:  

África Branca ou Setentrional: compreende 9 Estados - nações e um território.

África Negra ou Subsaariana: composta por 44  países do continente.

Postagens mais visitadas deste blog

Floresta Temperada - 8 ANO

Projeções cartográficas: como o globo se transforma em mapas planos - 6ºANO

O que é especulação imobiliária?