O Leste Europeu - 9ANO

Leste Europeu: países, mapa e resumo - Toda Matéria
Regionalização Geográfica da Europa

A Europa Oriental, ou Leste Europeu, é a região que abrange os países que estão a leste de Alemanha, Áustria e Itália – o que inclui os Bálcãs, os Cárpatos e parte da área banhada pelo Mar Báltico, que envolve países como Letônia, Estônia e Lituânia. Ela também integra a Rússia, maior país do mundo, embora a maior parte do território russo, a leste dos Montes Urais, localiza-se no continente asiático.


Lituânia: história, modernidade e boémia no Báltico
Vilnius - Lituânia

Os países que compõem o Leste Europeu possuem um passado histórico recente comum, que é o fato de terem sido zonas de influência política e cultural da União Soviética, governados por regimes alinhados com o socialismo durante a Guerra Fria. Além disso, há outra semelhança envolvendo os países da região: a maior parte de sua população é de origem eslava.

Como as fronteiras dos Estados do Leste Europeu foram definidas principalmente após o término da Guerra Fria, no início dos anos 1990, muitos deles foram criados recentemente. A Ucrânia, por exemplo, um dos países mais extensos e populosos do continente, tornou-se um Estado independente somente em 1991, com o fim e a fragmentação da União Soviética.

O mesmo aconteceu com os países dos Bálcãs. Até a década de 1990, toda a região fazia parte do território da extinta Iugoslávia. O desmembramento da Iugoslávia foi responsável pelo surgimento de novos países no continente europeu.

Webgeo.net - Geografia ao seu alcance: Lembra da Iugoslávia?
Mapa da Iugoslávia e países que se formaram após a fragmentação

Já em 1991, Eslovênia, Croácia e Macedônia declararam independência em relação à Iugoslávia. A Bósnia-Herzegovina fez o mesmo, mas nesse caso o processo de separação se deu por meio de uma sangrenta guerra civil – que envolveu os grupos separatistas bósnios contra os sérvios que viviam na região e defendiam a união das Repúblicas iugoslavas em torno de um Estado sérvio.

A Guerra da Bósnia, terminada em 1995, foi o conflito mais sangrento que ocorreu na Europa depois da Segunda Guerra Mundial. Apesar do processo de fragmentação da Iugoslávia, as Repúblicas de Sérvia e Montenegro permaneceram unidas até 2006, ano em que se separaram e se tornaram Estados independentes.

Sob o ponto de vista social e econômico, a região apresenta índices de desenvolvimento humano inferiores aos da Europa Ocidental. De modo geral, o fim da União Soviética agravou a situação econômica e social nos países do Leste Europeu – com exceção da Rússia que, no século XXI, recuperou a sua importância geopolítica na Europa e no mundo No entanto, a Europa Oriental apresenta enorme riqueza histórica e cultural, pois, ao longo da História, diversos povos e civilizações passaram ou se instalaram na região, resultando em um processo de intensa fusão cultural.

Varsóvia: guia para a bonita capital da Polônia cheia de memórias
Varsóvia - Polonia

A tradição dos países do Leste Europeu na literatura também é marcante. Uma das histórias literárias mais famosas do mundo é a do vampiro Drácula, que, apesar de ter sido escrita por um irlandês, ocorre na Transilvânia (Romênia). Os russos, por sua vez, possuem alguns dos maiores escritores de todos os tempos, como Fiódor Dostoiévski e Liev Tosltoi.

10 livros para você conhecer a Rússia | Estante Virtual Blog
Literatura Russa

 

Embora não seja tão urbanizada quanto a Europa Ocidental e apresente paisagens marcadas pela predominância de áreas rurais com pequenos vilarejos, é na Europa Oriental que estão localizadas as duas cidades mais populosas do continente europeu: Istambul (Turquia) e Moscou (Rússia), que, com suas regiões metropolitanas, formam as duas únicas manchas urbanas da Europa, com mais de 10 milhões de habitantes.

Istambul surge como alternativa às feiras de móveis adiadas ...
Istambul - Turquia

 

Também há outros importantes centros urbanos, como São Petersburgo (Rússia) e Kiev (Ucrânia).

São Petersburgo - Cidade da Rússia - InfoEscola
Petersburgo (Rússia)


Novo voo: Kiev
Kiev - Ucrânia


Já sob o ponto de vista físico e climático, podemos destacar a presença dos Montes Cárpatos, a maior cadeia de montanhas da região e que representa a porção mais oriental do mesmo sistema de montanhas que os Alpes, além de rios extensos e importantes, como o Volga, na Rússia – o maior rio da Europa – e o Danúbio.

 

A maior parte da região possui clima frio e, com exceção de áreas mais ao sul, também é caracterizada por invernos extremamente rigorosos. No sudoeste da Rússia também há ocorrência de clima semiárido.

Postagens mais visitadas deste blog

Floresta Temperada - 8 ANO

Projeções cartográficas: como o globo se transforma em mapas planos - 6ºANO

O que é especulação imobiliária?