Europa Ocidental e Europa Oriental

Por que existe essa divisão entre Europa Ocidental e Oriental?

Essa divisão foi “criada” no fim da Segunda Guerra Mundial, para dividir os países capitalistas (sob influência dos Estados Unidos) dos comunistas (sob influência da União Soviética). Atualmente, se formos pensar nessa divisão, basicamente separa a Europa entre a parte mais desenvolvida da parte menos desenvolvida.

Qual a diferença entre a Europa Ocidental e Oriental

Basicamente os países que fazem parte da Europa Ocidental estão mais desenvolvidos (economicamente e socialmente) do que os que fazem parte da Europa Oriental. A Europa Ocidental conta com um maior desenvolvimento, um menor percentual de desemprego, uma maior qualidade de vida.

Como é a economia

Muitos países que fazem parte da Europa Ocidental possuem uma das melhores economias da Europa, como é o caso da Alemanha, Reino Unido, França, Suíça, Suécia, Holanda e Dinamarca.
Porém, existem alguns países que enfrentaram crises e ainda não se estabilizaram totalmente, como é o caso de Portugal, Grécia e Espanha.

Ainda se usa a terminologia Europa Ocidental?

Confesso que é um pouco difícil entender essa divisão entre Europa Oriental e Ocidental, até porque, primeiro quase ninguém usa mais esse termo para fazer essa distinção, e segundo que essa divisão já gerou muitos conflitos.
Por exemplo a Organização das Nações Unidas faz uma divisão completamente diferente, colocando na Europa Ocidental somente os países Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Holanda e Suíça.

Postagens mais visitadas deste blog

Europa - Relevo - 9 ANO

MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - 7ANO

Regionalização do continente africano - 8ºANO