ESTRUTURA FUNDIÁRIA - 7ANO
O conceito de estrutura fundiária e o seu funcionamento no Brasil
No espaço agrário, existem diversos tipos de propriedades. Algumas delas são tão grandes que não conseguimos enxergar o seu final; outras são muito pequenas, de modo que conseguimos observar facilmente o seu tamanho. Em alguns lugares, existem alguns tipos de organização das terras, com muitas terras nas mãos de famílias ou, em outros casos, muitas terras sob posse de grandes e famosos produtores.
A estrutura fundiária refere-se justamente às características de tamanho e organização do espaço agrário, o que nos permite conhecer melhor como funciona a vida no campo.
Quanto à dimensão das terras no espaço rural, podemos dividi-las em latifúndios e minifúndio.
Os latifúndios são as grandes propriedades privadas de terra. Nesse tipo de local, a agropecuária segue, geralmente, um sistema moderno de produção, com uma grande quantidade de maquinários e aparelhos tecnológicos para controlar e melhorar o processo produtivo.
Os minifúndio são as pequenas propriedades de terra, geralmente utilizadas para produção familiar ou coletiva, envolvendo ou famílias que sempre viveram no campo ou movimentos sociais agrários, a exemplo do MST (Movimento dos Sem-terra).